Identidade Institucional

O Centro de Cirurgia Experimental e Biotério

O Centro de Cirurgia Experimental e Biotério da Universidade Estadual de Ciências da Saúde se destaca como a principal unidade de suporte para pesquisa experimental, que atende a demanda de projetos de pesquisas da UNCISAL, como também de outras instituições pertencentes a todo território alagoano e outros Estados do Brasil. Tornando o CCEB essencial para a conclusão das pesquisas e com isso proporcionando um crescimento do número de profissionais e pesquisadores alagoanos com conhecimentos científicos, relacionados às novas descobertas através dos estudos na área da ciências e da biologia.
As espécies de animais utilizadas no CCEB são:
• Rato Wistar (Rattus novergicus albinus),
• Camundongo (Mus musculus),
• Coelho albino (Oryctolagus Cuniculus)
• Porcos (Sus scrofa).

O animal utilizado em experimentação é o principal elemento em uma pesquisa, sua saúde deve ser mantida em condições ideais de modo a garantir a validação científica da pesquisa experimental.

Em termos de resposta biológica, todo experimento animal é a composição de efeitos genéticos e ambientais. Muitos fatores físicos, químicos e microbiológicos do ambiente, acrescidos aos fatores genéticos, podem de alguma forma, influenciar a resposta do animal e conseqüentemente os resultados das pesquisas, devido a esses fatos o CCEB ter como prioridade o bem estar animal zelando pelo seu conforto e por sua saúde.

Missão

Proporcionar o bem-estar-animal, produzir animais de laboratório ,realizar pesquisas de cunho cientifico, contribuindo para o conhecimento e aprendizado nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

Visão

Ser um Centro de cirurgia referencia na pesquisa, ser um biotério de produção com alta qualidade genética dentro dos padrões necessários para a pesquisa.

Valores

Compromisso com o bem estar animal, ética, qualidade.